BUSINESS PLAN – uma visão dinâmica da empresa 13 de Maio, 2021 businessfinance Post in Empreendedorismo Uma Empresa é um ser vivo. Da mesma, não devemos fazer uma leitura estática, devemos sim, tentar aferir a sua dinâmica. Uma das formas possíveis é através dos Business Plans. Um Business Plan pode (e deve) dar uma imagem dinâmica da empresa: O que é a empresa? qual o seu mercado e como se enquadra no presente? quais as suas perspectivas futuras? É nos pressupostos das perspectivas futuras que se encontra a dinâmica da empresa. Para onde quero ir? Quais os produtos ou serviços? Quais os mercados? Quais os clientes alvo (segmentação), Como vou atingir estes objectivos, De que meios preciso? Equipamentos? Canais de distribuição? Colaboradores? Tenho Capital próprio ou a empresa liberta os meios necessários ao Investimento? Vou necessitar de Financiamento?Qual a forma mais adequada de financiamento? Estas são algumas perguntas inerentes à dinâmica de uma empresa e cuja resposta deve constar do Business Plan das Empresas. As empresas deviam criar hábito de, pelo menos uma vez por ano, fazerem os seus Business Plans. Esta é uma boa prática de gestão que permite aos empresários rever o que alcançaram e estabelecer as novas metas para a sua empresa. Serve ainda e de igual modo, os parceiros financiadores (a Banca), cuja análise de risco das empresas é muitas das vezes efectuada de uma forma estática, baseada unicamente em informação histórica. No pós-pandemia, vamos necessitar que a visão da Banca sobre a empresas seja dinâmica. O passado recente das empresas (2020 e 2021) vão estar negativamente marcados pela contracção da economia. A Banca como motor de inovação da economia deve passar a analisar as empresas numa base dinâmica, pedindo os respectivos Business Plans e acompanhando a execução dos mesmos.